segunda-feira, 28 de maio de 2012

PLANEJAMENTO DE MARKETING NA INTERNET.


Um plano de Marketing na Internet é uma ferramenta essencial para o sucesso global do projecto em causa. Qual é o orçamento disponível? Qual o público-alvo que se quer atingir? Como comunicar o público-alvo? Como determinar o sucesso? De referir que o Marketing e sua adopção no sector agrícola, terá uma atenção especial no manual específico do Marketing de produtos agrícolas.

Um plano de marketing na Internet bem desenvolvido incorpora pelo menos os seguintes tópicos:

SUMÁRIO EXECUTIVO

O sumário executivo tende a ser um resumo do que irá ser o plano de marketing. Terá de incluir as razões por detrás do plano, os principais objectivos, uma breve descrição dos produtos ou serviços que se pretende oferecer, uma previsão da dimensão do mercado, potenciais concorrentes e algumas oportunidades. O sumário executivo deverá ser um ponto de partida para um melhor entendimento do plano que irá ser posteriormente detalhado.

ESTATÍSTICAS DE MARKETING NA INTERNET

Esta secção deverá debruçar-se sobre a identificação do público-alvo para o seu produto ou serviço, incluindo a dimensão e o seu estilo. Qual a dimensão geográfica do seu público-alvo? Consegue estimar o número de clientes? Qual o seu comportamento? Haverá alguma linha de tendência no seu negócio que consiga prevenir futuras flutuações? O marketing na Internet, também conhecido como Web Marketing é o nome dado a um conjunto de instrumentos que realça a presença ou existência de uma empresa ou profissional na rede da Internet. O objectivo do Webmarketing e publicidade on-line é criar e executar uma estratégia que faça chegar a mensagem certa às pessoas certas. A segmentação do mercado é um conceito importante num negócio on-line. O Webmarketing e a publicidade on-line são aqui imprescindíveis. O Webmarketing é o instrumento que permite tornar o seu sítio Web conhecido, levando o seu negócio a ser visitado na Internet, promove interacção com o seu público-alvo e fornecedores, e, em última instância, pode mesmo potenciar negócios realizados on-line.

Podemos destacar algumas modalidades específicas do Webmarketing, especialmente a newsletter, o e-mail-marketing e o preenchimento de questionários (quiz) que complementam o marketing tradicional. Os links patrocinados são outra modalidade de Webmarketing, onde a principal preocupação é definir palavras-chave para criar anúncios de texto nos mecanismos de busca, em especial o Google. No entanto, segundo estudos efectuados, mais de 90% dos utilizadores clica em links de resultados espontâneos do que em links patrocinados.



Postado por: Elisa Candido

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